Doença de Osgood-Schlatter

24/08/2019

Os ossos de crianças e adolescentes possuem uma área especial onde o osso está crescendo, chamado de placa ou zona de crescimento. As placas de crescimento são áreas de cartilagem localizadas perto das extremidades dos ossos. Ao final do crescimento ósseo, as placas de crescimento estarão fechadas.

Algumas placas de crescimento servem como locais de fixação para tendões, que são tecidos fortes que conectam os músculos aos ossos. Uma proeminência óssea chamada tuberosidade anterior da tíbia é um desses locais e nele está fixado o tendão patelar.

Durante a atividade física, o tendão patelar faz tração na tuberosidade anterior da tíbia. Em algumas crianças, essa tração repetitiva na tuberosidade leva à inflamação e a fragmentação do núcleo de crescimento, causando assim a doença de Osgood-Schlatter .

A doença de Osgood-Schlatter ocorre com maior freqüência durante os estirões de crescimento, quando os ossos, músculos, tendões e outras estruturas estão mudando de tamanho rapidamente.

Causas

A tração repetitiva pelo tendão patelar na tuberosidade anterior da tíbia leva à inflamação e à fragmentação do núcleo de crescimento.

Sinais e Sintomas

• Dor e hipersensibilidade na região anterior do joelho e na tuberosidade anterior da tíbia, intensificada com atividade física e melhorada com repouso
  • Aumento do volume (edema) na tuberosidade tibial

• Exame físico
  • Radiografias

O tratamento para a doença de Osgood-Schlatter concentra-se na redução da dor e do edema.

• Repouso (mais importante): limitar as atividades físicas até a melhora da dor.
  • Exercícios de alongamento: podem ajudar a aliviar a dor e evitar que a doença volte.
  • Medicação anti-inflamatória: reduzem a dor e o edema.
  • Fisioterapia

A maioria dos sintomas desaparecerá completamente quando passar o estirão de crescimento da adolescência, cerca de 14 anos para meninas e 16 para meninos. Caso houver proeminência da tuberosidade, esta persistirá na idade adulta.