Hiperfrouxidão ligamentar

15/07/2019

O movimento humano é resultado da ação muscular sobre os ossos do nosso corpo. Estes ossos se unem através de juntas ou articulações, que são estabilizadas ou "amarradas" por ligamentos. Esta disposição de ligamentos impede que os movimentos articulares ultrapassem as amplitudes consideradas fisiológicas e fornecem estabilidade para que o movimento aconteça.

Os músculos recobrem estes ossos e articulações e, se estiverem fortes irão contribuir para esta estabilidade. Se estiverem encurtados ou fracos podem sobrecarregar o trabalho dos ligamentos e articulações.

Portanto, é importante que o movimento aconteça dentro da amplitude considerada normal.

Essa variação da amplitude normal é facilmente verificada por um ortopedista pediátrico.

Então o que é Hiper frouxidão Ligamentar 

Esta condição pode acometer cerca de 30% dos recém nascidos, persistindo em até de 5% da população geral, acometendo várias pessoas da mesma família. Ela pode predispor os indivíduos na adolescência e vida adulta apresentarem lesões articulares e entorses de tornozelo de repetição.

As crianças com hipermobilidade articular geralmente são assintomáticas,  e na maioria das vezes seus pais procuram o consultório devido "pernas e pés tortos" e "quedas frequentes"

Devido essa facilidade na flexibilidade apresentam bom desempenho em atividade como balé, ginástica olímpica ,jiu jitsu e capoeira, destacando-se assim.

Em longo prazo, a sobrecarga imposta às articulações pode levar a deformidades ortopédicas observadas principalmente nos joelhos e pés, também levar ruptura de ligamentos e destruição da cartilagem articular em adultos. 

Sinais clínicos de hipermobilidade

A identificação da hipermobilidade é feita pelo exame clínico. Estes indivíduos normalmente conseguem encostar os polegares no antebraço, estendem seus cotovelos e joelhos numa amplitude maior do que 180◦ e apoiam as palmas das mãos no chão durante a flexão de tronco com os joelhos estendidos.

Para estes indivíduos o tratamento consiste em fortalecimento da musculatura que rodeia as articulações instáveis. O alongamento, quando necessário, deverá ser feito sempre com bastante cuidado para não exceder as amplitudes de movimento normais.

Além disso, precisam ser feitas orientações quanto á pratica esportiva, posicionamento ao dormir e sentar.