Metatarso Varo (pé aducto)

28/12/2019

Metatarso varo é uma deformidade do pé observada ao nascimento. Faz com que a metade da frente do pé da criança (ante pé) gire para dentro (adução). O pé pode ser flexível (ser endireitado manualmente) ou pode ser rígido (não pode ser endireitado manualmente).

Casos graves de metatarso varo podem se assemelhar parcialmente a um  pé torto congênito.

O Metatarso varo melhora por si só na maioria das vezes, geralmente nos primeiros 4 a 6 meses de vida.

A causa do Metatarso varo não é conhecida. É mais comum em filhos primogênitos.

Uma criança com metatarso varo tem o ante pé que gira para dentro, também pode ter um arco alto e uma grande espaço entre o dedão do pé e o segundo dedo do pé.

Diagnóstico

Para fazer o diagnóstico, o médico realiza uma anamnese para obter a história completa desde antes do nascimento da criança, histórico familiar, além do exame físico com manipulação passiva para verificar se seu filho tem o pé flexível ou não-flexível. Esta técnica exerce uma leve pressão no ante pé (parte da frente do pé) para alinhá-lo com o calcanhar. Se o ante pé puder ser alinhado, seu filho terá um metatarso varo flexível. Se for difícil alinhar, seu filho tem um pé rígido

Radiografias

Poderão ser solicitadas a critério do médico, mas não são obrigatórias nos casos simples

O tratamento dependerá dos sintomas, idade e estado de saúde geral do seu filho. Também vai depender da gravidade da condição.

O objetivo do tratamento é deixar a posição da parte dianteira do pé e do calcanhar alinhadas. As opções de tratamento variam de acordo com a criança e podem incluir: observação, manipulação passiva, aparelho gessado seriado, órteses e cirurgia.

Estudos têm demonstrado que o Pé Metatarso Varo pode resolver-se espontaneamente, apenas com manipulação passiva na maioria das crianças. Porém, o ortopedista deverá avaliar cada caso específico. Em alguns pacientes, o pé não responde ao tratamento conservador e o aparelho gessado deverá ser aplicado. Os moldes de gesso são mudados a cada uma ou duas semanas pelo ortopedista.

O seu filho pode precisar de cirurgia se tiver o pé muito rígido ou grave. A cirurgia pode liberar as articulações do ante pé. Após a cirurgia, imobilização gessada é geralmente colocados para segurar o ante pé no lugar enquanto ele cura.

Complicações

Bebês nascidos com metatarso varos podem ter um risco maior de displasia do desenvolvimento do quadril. Esta é uma condição da articulação do quadril. É quando a parte superior do osso da coxa (fêmur) entra e sai de seu encaixe. Isso acontece porque o soquete é muito raso para manter a articulação intacta.