Pés para dentro

03/08/2019

Quando a criança nasce, por causa da posição dentro do útero, a maioria  pode apresentar algumas alterações da perna: vocês podem perceber que, nos bebês, os pés são virados um pouco para dentro, a perna tem uma curvinha na frente, e os joelhos ficam naturalmente para fora (abertos). A maioria dos pais só percebe que a criança apresenta estas alterações quando ela começa a ficar de pé, o que ocorre entre os 4 e 6 meses, e/ou quando começa a andar, ao redor de um ano. Nesse período ocorre a dúvida sobre o desvio, causando angustia aos pais e familiares.

Grande parte das crianças, com o desenvolvimento normal, apresenta melhora desta torção interna. Algumas crianças, no entanto, por uma série de causas diferentes, não apresentam esta correção. Logo é importante saber se o desvio é fisiologico ou patológico.

A criança pode colocar os pés para dentro quando anda por causa de uma deformidade conhecida como metatarso aduto, no qual o osso do primeiro dedo aponta para dentro; ou então, porque a perna ficou rodada para dentro, tanto por já ter nascido assim, como por alguma doença ou infecção; ou, por fim, por causa dos quadris (mais comum), que apresentam uma alteração conhecida como anteversão femoral aumentada, a qual pode ser medida pelo exame físico. O Ortopedista infantil em conjunto com o Pediatra agem realizando o diagnóstico da causa dos pés para dentro, que, na maioria das vezes, nos leva a uma conduta conservadora, ou seja: sem precisar de cirurgias ou intervenções para a sua correção (fisioterapia ou órteses), porque, com o tempo, o próprio corpo da criança vai corrigindo.

Resumindo: andar com os pés para dentro faz parte do desenvolvimento normal da criança, mas quadros acentuados ou assimétricos (diferentes de um lado para o outro) devem chamar a atenção dos pais, logo devem ser investigados.