Pronação Dolorosa

30/11/2019

A Pronação Dolorosa é uma doença traumática que acomete o cotovelo da criança pequena, trata-se da saída da cabeça do rádio (deslocação) em relação a anatomia normal do cotovelo. Essa lesão ocorre em crianças com idade média entre 2 e 4 anos, sendo lado esquerdo mais acometido. Nesta faixa etária o cotovelo da criança não está ainda bem formado e apresenta muita frouxidão ligamentar.

O mecanismo de trauma geralmente é o mesmo: a criança é puxada ou levantada pela mão/punho ou pelo antebraço, um exemplo comum : quando a criança é segurada e/ou puxada para que não saia correndo pela rua ou quando a criança é balançada/elevada pelos braços). Ocorre, então, a sub-luxação do ligamento anular da cabeça do rádio, este ligamento é o responsável por "segurar" a cabeça do rádio no seu local anatômico (normal).

O choro e a dor são os sintomas iniciais, assim como a dificuldade de movimentar todo o membro, principalmente o cotovelo, o qual permanece ao lado do corpo e com a palma da mão virada para baixo.

Geralmente, a história clínica já sugere a Pronação Dolorosa, porém devemos descartar lesões associadas, como as fraturas.

O tratamento consiste em acalmar a criança e os pais, posteriomente realizar uma manobra especifica de redução (o ortopedista realiza na própria consulta com muita facilidade sem a necessidade de anestesia), a criança tende a melhorar rapidamente e em pouco tempo retomar as atividades habituais. Normalmente não há necessidade de nenhum tipo de imobilização ou fisioterapia após a redução, entretanto algumas crianças permanecem com desconforto por alguns poucos dias devido uma lesão do ligamento anular. Nestes casos pode se imobilizar com tala gessada, ser prescrito medicação para dor e nova reavaliação em alguns dias.

Portanto para evitar a Pronação Dolorosa evite de puxar/erguer a criança pela mão/punho/braços, e sim, segurando-os pelo tronco, especialmente aquelas que já apresentaram esse episódio.