Epifisiólise Proximal do Fêmur

08/01/2020
Epifisiólise proximal do fêmur

A epífiólise proximal do fêmur (EPF) é uma condição do quadril que ocorre em pré-adolescentes e adolescentes (que ainda estão em crescimento), causada por razões que ainda não são bem compreendidas, a cabeça do fêmur (epífise) desliza do restante do osso em uma direção para trás. Isso causa dor, rigidez e instabilidade no quadril afetado. A condição geralmente se desenvolve gradualmente ao longo do tempo e é mais comum em meninos do que meninas.

O tratamento para a EPF envolve uma cirurgia para impedir que a cabeça do fêmur continue deslizando ainda mais. Para um melhor resultado, é importante diagnostica-la o mais rápido possível. Sem a detecção precoce e/ou tratamento adequado, a EPFpode levar a complicações potencialmente graves, incluindo artrose dolorosa na articulação do quadril.

Epifisiólise proximal do fêmur

A EFP é o distúrbio do quadril mais comum em adolescentes. Nessa patologia, a epífise (cabeça do fêmur), desliza para baixo e para trás do colo do fêmur, bem na placa de crescimento, a área mais fraca do osso que ainda não se desenvolveu.

A EFP geralmente ocorre durante períodos de crescimento rápido, logo após o início da puberdade. Nos meninos, isso geralmente ocorre entre as idades de 12 e 16; em meninas, com idades entre 10 e 14 anos.

Na maioria das vezes a condição se desenvolve gradualmente ao longo de várias semanas ou meses, sem lesões anteriores, no entanto em alguns casos, a doença pode ocorrer repentinamente após uma queda ou trauma menor.

Tipos

O EPF é classificada principalmente com base na capacidade do paciente de suportar peso no quadril afetado. Conhecer o tipo de EPF ajudará seu médico a determinar o tratamento.

Os tipos incluem:

EPF estável: o paciente é capaz de andar ou suportar peso no quadril afetado, com ou sem muletas.

EPF instável: Este é um deslize mais grave. O paciente não pode andar ou suportar peso, mesmo com muletas. O tipo instável requer tratamento urgente. As complicações associadas a esse tipo são muito mais comuns.

A EPF ocorre em apenas um lado; no entanto, em até 40% dos pacientes (principalmente os mais novos e/ou com distúrbios endócrinos e/ou obesos) a doença também poderá ocorrerá no lado oposto - geralmente nos próximos 18 meses.

Epifisiólise proximal do fêmur

A causa da EPF é desconhecida.

Os fatores de risco que tornam alguém mais propenso a desenvolver a doença incluem:

Aumento de Peso ou obesidade - a maioria dos pacientes está acima do percentil 95 para peso

História familiar da doença

Distúrbio endócrino ou metabólico (como o hipertireoidismo)

Os sintomas do SCFE variam, dependendo da gravidade do quadro

Alteração na marcha

Dor intermitente na virilha, quadril, joelho e / ou coxa por várias semanas ou meses. Essa dor geralmente piora com a atividade física ou brincadeira. O paciente pode caminhar ou correr mancando após um período de atividade.

Início repentino da dor, geralmente após uma queda ou lesão

Incapacidade de andar ou suportar peso na perna afetada

Amplitude de movimento limitada no quadril (diminuição da mobilidade do quadril) - rotação interna especialmente limitada

perna afetada Virada para fora (rotação externa)

Discrepância no comprimento da perna - a perna afetada pode parecer mais curta que a perna oposta

RX de paciente com Epifisiólise proximal do fêmur

Raios X

O Rx sempre deverá ser solicitado, nele é observado que a cabeça do osso (epífise) está escorregando do colo femoral

O objetivo do tratamento é impedir que a cabeça femoral deslocada continue deslizando e piore ainda mais o desvio. Isso sempre é realizado através de cirurgia.

O diagnóstico precoce da EPF oferece maior chance de estabilizar a lesão e evitar complicações futuras. Quando tratada precocemente e adequadamente, espera-se que a função do quadril a longo prazo seja muito boa.

Depois que a doença for confirmada, seu filho não poderá andar (suportar peso no quadril) e provavelmente será internado no hospital o mais rápido possível. Na maioria dos grandes centros, a cirurgia é realizada dentro de 24 a 48 horas após o diagnostico.

Diagnostico ( linha de Trethovan ) Epifisiólise proximal do fêmur

O procedimento cirúrgico dependerá da gravidade do escorregamento. Os procedimentos utilizados incluem:

Fixação in situ. Este é o procedimento usado com mais freqüência em pacientes com EPF estável ou leve. O médico faz uma pequena incisão no lado do quadril afetado, depois insere um parafuso de metal cirúrgico no osso, travando assim a placa de crescimento, não modificando o desvio, mantendo assim posição do escorregamento em sua posição inicialmente encontrada no momento do diagnostico, evitando piora do desvio.

Com o tempo, a placa de crescimento fechará. Uma vez a placa de crescimento fechada, não ocorrerá piora do desvio.

Redução aberta. Em pacientes com EPF instável, o médico poderá primeiro fazer uma cirurgia aberta no quadril e manipular (reduzir) suavemente a cabeça do fêmur de volta à sua posição anatômica normal.

O médico então irá inserir um ou dois parafusos de metal cirúrgico para manter o osso no lugar até que a placa de crescimento se feche. Este é um procedimento mais extenso e com grande possibilidade de aumentar o risco de complicação (necrose avascular da cabeça femoral) e requer um tempo de recuperação mais longo.

Fixação in situ do quadril oposto. Alguns pacientes têm maior risco de ocorrência da EPF no lado oposto (outro lado). Se esse for o caso do seu filho, seu médico poderá recomendar a inserção de um parafuso (cirurgia) no quadril não afetado (bom) no mesmo ato cirúrgico, para assim reduzir o risco da doença surgir quadril normal. O médico conversará com você se isso é apropriado para seu filho.

Tratamento cirúrgico Epifisiólise Proximal do Fêmur

Complicações

Embora a detecção precoce e o tratamento adequado ajudem a diminuir a chance de complicações, alguns pacientes mesmo assim terão problemas como a discrepância de comprimento dos membros inferiores (encurtamento do membro acometido)

As complicações mais comuns após a EPF são a necrose avascular e a condrólise.

Necrose avascular

Em casos mais graves, a doença faz com que o suprimento de sangue para a cabeça femoral diminua. Isso pode levar a um colapso gradual e muito doloroso do osso - uma condição chamada necrose avascular (NAV) ou osteonecrose.

Quando o osso entra em colapso, a cartilagem articular que cobre o osso também entra em colapso. Sem essa cartilagem lisa, o osso esfrega contra o osso, levando a um quadro doloroso.

A NAV é mais provável de ocorrer em pacientes com EPF instável.

Como a NAV pode não ser observada na radiografia por até 12 meses após a cirurgia, o paciente deverá ser rigorosamente monitorado posteriormente.

Condrólise

A condrólise é uma complicação rara, mas grave. Na condrólise, a cartilagem articular do quadril degenera (desgasta) muito rapidamente, levando a dor, deformidade e perda da movimentação no quadril afetado.

Embora a causa da doença ainda não seja totalmente compreendida, acredita-se que ela possa resultar de inflamação na articulação do quadril. Com o tempo, pode haver um retorno gradual do movimento no quadril.